Portugal 2017, o Ano Elétrico | Plug & Play
749
post-template-default,single,single-post,postid-749,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Portugal 2017, o Ano Elétrico

Texto por Henrique Sánchez – Presidente @ UVE Associação Utilizadores de Veículos Elétricos

Este ano de 2017, está a ser o ano elétrico para Portugal

A mobilidade elétrica, os veículos elétricos, quer sejam ligeiros ou pesados, automóveis, motos ou todo um outro conjunto de veículos que vão dos quadriciclos, aos triciclos, bicicletas, tuk-tukskatessegways e monociclos, aparecem na comunicação social, em feiras e eventos um pouco por todo o país com cada vez mais interesse por parte das autarquias locais. Está, assim, aberta a possibilidade da informação chegar a um número cada vez maior de pessoas, incluindo ações junto das próprias escolas, colégios e universidades.

29 ABRIL: Passeio Birò, Marina de Cascais – Casino Estoril, pela marginal

3 | 6  MAIO: A UVE com a APESF – Associação Portuguesa de Empresas do Sector Fotovoltaico, na Tektónica

25 | 28  MAIO: UVE , na VExpo – Museu dos Coches

3  JUNHO: Encontro de Veículos Elétricos, em Anadia

6 | 9  JULHO: Encontro de Veículos Elétricos no Jardim do Palácio de Cristal, no Porto

Rede Pública de Carregamentos 

A Rede Pública de Carregamento Rápido, idealizada em 2010, mas que só começou a realmente a ser implantada em Agosto de 2016, começa a ser instalada a um ritmo, que embora não seja o desejado (devido, quer a problemas administrativos e burocráticos, quer a problemas de falta de potência, com a necessária instalação de novos ramais, quer até com o aparecimento de elementos arqueológicos), permite hoje as deslocações dos veículos elétricos por todo o país.

Posto de Carga Rápida na A1 em Leiria

Ação conjunta, Câmara Municipal de Torres Vedras e UVE, de sinalização horizontal

A esta rede pública, veio juntar-se a iniciativa privada, que avança decisivamente para a instalação de postos de carga para veículos elétricos para os seus clientes. Os que já estão no terreno e a funcionar, são os postos de carga em todos os estabelecimentos da cadeia IKEA, alguns postos são semi-rápidos (22 kW), do LIDL com 3 PCR em funcionamento (em São Mamede de Infesta, na Abóboda-Cascais e em Sacavém) e mais 7 previstos até ao final do ano, o 1º posto de carga semi-rápido na rede restaurantes MacDonalds, em Guimarães, no Leroy Merlin, em Braga, os carregadores no destino da Tesla já estão instalados em 17 unidades hoteleiras (consultar o portal da Tesla), estando previstos a abertura dos 3 primeiros supercarregadores até ao final do ano, em curso.

Posto de Carga Rápida (PCR) no LIDL na Abóboda em Cascais

Frotas e Veículos Municipais

Foram realizados vários concursos para atribuição de verbas, com e sem apoios comunitários, para a renovação das frotas do estado, através da aquisição de veículos para a Administração Central e para as autarquias locais, quer para veículos específicos dedicados à gestão urbana do espaço público, varredoras, limpadoras, etc., quer para veículos de apoio a essas atividades, sejam carros, quadriciclos ou motos.

No concurso para veículos pesados de passageiros, houve candidaturas para 78 autocarros 100% elétricos. Neste momento dois desses autocarros têm estado em testes reais na CARRIS em Lisboa e nos STCP, no Porto.

As frotas de algumas empresas privadas, fruto dos incentivos da Fiscalidade Verde em vigor, estão a aumentar exponencialmente, sendo cada vez mais visíveis nas ruas das nossas cidades veículos elétricos dos CTT, EDP, Delta, Veolia, etc. e de uma infinidade de pequenos comércios e pequenas empresas.

O autocarro da CARRIS e parte da frota elétrica dos CTT em Lisboa

Produção de eletricidade local a partir de sistemas fotovoltaicos

Por fim, não por ser menos importante, antes pelo contrário, é a mudança mais disruptiva de todas, apesar de não abranger todo o tipo de situações, a produção de eletricidade local a partir de sistemas fotovoltaicos, com ou sem baterias para o seu armazenamento, para abastecimento das casas e dos respetivos veículos elétricos, sistemas lançados já no mercado, por diversas empresas num sistema tipo “chave na mão”, o cliente define o que pretende, o seu orçamento, são verificadas as condições no local, posicionamento em relação ao Sol, zona do país, necessidades energéticas quer da casa, quer da empresa e dos veículos a carregar, e o instalador coloca o sistema a funcionar e a ser controlado por um telemóvel, com acesso permanente a toda a informação de produção e de consumo da eletricidade.

Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2017

Algumas destas empresas vão estar presentes no Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2017 que se realiza nos próximos dias 8 e 9 de julho, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto: https://www.flipsnack.com/pmcbf/folheto-a5.html

A cerca de 1 mês do ENVE 2017, já existem 150 participantes inscritos, com os seus veículos elétricos. Este ano haverá surpresas, além do Kit de participante, entregue a todos os que cheguem ao Encontro em automóvel ou moto, faremos diferentes sorteios, para os associados da UVE e para os participantes no ENVE 2017. Também estarão presentes dois barcos eletro-solares de fabrico nacional para poder experimentar, um comboio turístico elétrico, também de fabrico nacional e algumas novidades de marcas que trarão modelos pela 1ª vez a Portugal.

O barco eletro-solar português da Sun Concept

O Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2017, vai já para a sua 5ª edição, depois de Proença-a-Nova, Ourém, Lisboa-Parque das Nações e Coimbra, sendo que desde Coimbra é organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, este ano numa colaboração com a Câmara Municipal do Porto, realizando-se em simultâneo com o CIDADE+, evento dedicado à sustentabilidade e que decorrerá também nos Jardins do Palácio de Cristal de 6 a 9 de julho.

http://www.uve.pt/

http://www.facebook.com/uve.pt/

http://www.zeev.pt/energia/

https://www.facebook.com/zeev.pt/

953 visualizações no total, 2 visualizações hoje

Sem Comentários

Publicar Comentário