O Potencial da Nova Plataforma MEB da Volkswagen | Plug & Play
353
post-template-default,single,single-post,postid-353,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
O Potencial da Nova Plataforma MEB da Volkswagen | Plug & Play

O Potencial da Nova Plataforma MEB da Volkswagen

Texto por Ricardo Tomaz – Marketing & Communication Manager @ SIVA

O Grupo Volkswagen não quer limitar-se a produzir versões elétricas de modelos já existentes. O futuro da sua estratégia de electrificação passa pelo lançamento de veículos genuinamente elétricos e para isso foi criada uma plataforma totalmente nova e dedicada. Chama-se MEB (Modularer Elektrobaukasten, ou, em inglês, Modular Electric Drive Kit) e já foi apresentada nos concept-cars I.D. recentemente mostrados ao público no Salão de Paris de 2016.

Este é um passo fundamental para atingir os objectivos do Grupo neste tipo de mobilidade: a marca de 1 milhão de carros eléctricos vendidos por ano – prevista a partir de 2025 – só será possível com uma resposta clara às expectativas dos utilizadores, nomeadamente quanto à autonomia.Era necessário, por isso, desenvolver soluções tecnológicas à medida e uma base inteiramente nova, razão pela qual o grupo alemão criou esta plataforma inédita.

A MEB destaca-se pela arquitectura concebida em torno das baterias de alto rendimento, que são colocadas ao longo do piso, para acomodar motores compactos. Com a distância entre eixos aumentada e a rodas junto aos cantos da carroçaria, é libertado um espaço optimizado para o habitáculo, ao mesmo tempo que se torna possível a colocação de tecnologia que permita autonomias da ordem dos 600 km. A disposição das baterias e dos propulsores junto ao piso proporciona também um centro de gravidade baixo, com evidentes reflexos no comportamento dinâmico do veículo.

A sua modularidade é já uma evidência: depois de ter sido mostrada no I.D. Concept, uma proposta de familiar médio, esta plataforma foi utilizada também numa versão longa – MEB XL – para I.D. Buzz, um monovolume de maiores dimensões apresentado no último Salão de Detroit.

278 visualizações no total, 2 visualizações hoje

Sem Comentários

Publicar Comentário