Louritex uma empresa exportadora, que aposta em energia renovável | Plug & Play
611
post-template-default,single,single-post,postid-611,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Louritex uma empresa exportadora, que aposta em energia renovável

Filomena Frade – @ Louritex

A Louritex é uma empresa familiar, com sede na Lourinhã, fundada em 1968. Inicialmente dedicava-se à produção de equipamentos agrícolas, mas com a estagnação do sector agrícola no final dos anos 80, teve necessidade de desenvolver novos produtos. Desde os anos 90 tem como actividade principal a produção de prensas, enfardadeiras e equipamentos para tratamento de resíduos metálicos.

Com esta nova linha de produtos a empresa teve necessidade de ampliar as suas instalações, de reestruturar a produção, mas também apostar na qualificação dos recursos humanos. Esta alteração do modelo de negócio trouxe crescimentos relevantes ao nível do volume de negócios e do número de funcionários, e permitiu a entrada em novos mercados iniciando-se uma fase de exportação. Actualmente a unidade industrial tem uma área construída de 16 000 m², conta com 85 colaboradores directos, tem um volume de negócios de 10 milhões Euros e está presente em mais de 24 países, desde Reino Unido, Rússia, Noruega, Brasil, México, Alemanha, Holanda, entre outros, que absorvem cerca de 80 % da produção.

Sendo os principais clientes operadores da fileira dos resíduos, conceitos como a economia circular e a eficiência dos recursos, são estratégicos para o posicionamento de liderança que a empresa pretende alcançar neste mercado. Foi com esta visão que em 2012 procurámos a parceria da ZEEV para a concepção e instalação de uma central fotovoltaica de produção de energia. O factor decisivo para a escolha da ZEEV, foi a sua solução de instalação em estrutura de sombreamento para o parque de estacionamento.

A solução desenvolvida foi uma unidade de produção de 280 kw, composta por 900 painéis fotovoltaicos, responsáveis por uma produção anual de 420 000 kwh.

A instalação foi feita em duas tipologias distintas: 50% dos painéis foram instalados no parque de estacionamento em estrutura de sombreamento e os restantes 50% foram instalados na cobertura da fábrica. A solução do parque de estacionamento deu resposta à necessidade de melhoramento das condições de parqueamento, e por essa via aumentou o nível de satisfação dos nossos colaboradores. Foi também instalado um sistema de monitorização que permite acompanhar a produção ao momento, e emite alertas sobre falhas ou avarias do sistema.

Foi um investimento com capitais próprios que estará totalmente amortizado no final de 2017. A energia produzida anualmente equivale a 75% da energia consumida. O parque de estacionamento acabou por ser factor de grande notoriedade da empresa, porque ao conciliar várias funções torna-se um “cartão-de-visita” da eficiência de recursos.

Para mais informações sobre Energia clique aqui  | Para mais informações sobre Tesla Powerpack clique aqui

3,259 visualizações no total, 4 visualizações hoje

Sem Comentários

Publicar Comentário