ENVE 2017 – O Silêncio das Baterias | Plug & Play
802
post-template-default,single,single-post,postid-802,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

ENVE 2017 – O Silêncio das Baterias

Henrique Sanchez @ UVE

Texto por Henrique Sánchez – Presidente @ UVE Associação Utilizadores de Veículos Elétricos

O V Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2017, realizado na cidade do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, foi um enorme sucesso na divulgação da mobilidade elétrica em Portugal, tendo sido batido o anterior recorde de participantes, quer nacional quer ibérico.

Este ano foi o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que procedeu à sua inauguração, de uma forma inovadora, ligando uma ficha a uma tomada, acendendo assim, o símbolo da UVE nos LCD e no LED no recinto. A abertura do Encontro contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e do vereador da Inovação e do Ambiente, Filipe Araújo.

Reuniram-se no Porto, 247 veículos elétricos, sendo 187 participantes (167 automóveis, 18 motos, 1 comboio turístico e 1 barco eletro-solar) e 60 automóveis e motos, em exposição e em test-drive. Foram realizados várias dezenas de test-drive, tendo tido muitas pessoas o seu primeiro contacto com um veículo elétrico.

Ano após ano o ENVE tem obtido a participação de um número cada vez maior de marcas, não só de automóveis mas também de motociclos, ciclomotores, scooters, quadriciclos, bicicletas e este ano um comboio turístico 100% elétrico e um barco eletro-solar, ambos de conceção e fabrico nacional. Estiveram também presentes, vários fabricantes de sistemas de carregamento para veículos elétricos, além de operadores da mobilidade elétrica e comercializadores de sistemas fotovoltaicos de produção de eletricidade.

O Pavilhão Rosa Mota serviu de enorme parque de estacionamento para os VE dos participantes e simultaneamente para exposição da grande variedade de veículos que estiveram presentes no ENVE 2017.

No final da tarde de sábado realizou-se a Tertúlia Elétrica, com a presença de Alexandre Videira (MOBI.E), Nicolle Fernandes (Galp), Carlos Ferraz (Prio), Robert Stussi (Urbanista) e Henrique Sánchez (UVE), tendo sido debatido o estado atual da mobilidade elétrica em Portugal, com grande ênfase na rede pública de carregamento e no início do pagamento das cargas rápidas, anúncio feito na véspera da abertura do ENVE.

No domingo realizou-se um Desfile Elétrico pela cidade do Porto, e, mais uma manifestação de charme elétrico, ao “som” do Silêncio das Baterias.

Realizaram-se, pela 1ª vez sorteios de equipamentos oferecidos pela ZEEV (Trotinete elétrica), Tesla (Carregador doméstico de parede) e LugEnergy (Carregador portátil regulável), demonstrativo de um cada vez maior envolvimento e colaboração das mais variadas empresas, o nosso agradecimento às empresas referidas.

A viagem dos participantes dos mais variados pontos do país, decorreu sem constrangimentos de maior, o que demonstra a progressiva implantação dos Postos de Carga Rápida (PCR) e a informação atempada divulgada pela UVE, com a sua localização e distâncias relativas.

A Mobilidade Elétrica está de parabéns, notando-se um crescimento sustentado quer nas vendas de veículos, quer na rede de carregamento, quer na oferta de modelos de automóveis e de motos.

Acabou o ENVE 2017, começamos já programar o ENVE 2018.

Saudações Elétricas.

592 visualizações no total, 3 visualizações hoje

Sem Comentários

Publicar Comentário